Está na hora de falarmos com as crianças sobre dinheiro. Os pais da atual geração têm sobrevivido a um punhado de crises econômicas: a hiperinflação, a década perdida, a crise de 99, a bolha de 2008 e a atual estagnação econômica do país, só para citar alguns.

 

Anos de experiência nos ensina a importância da educação financeira, mas como estão os jovens brasileiros, a próxima geração, que irão buscar a independência financeira pela primeira vez? Bons pais querem o melhor para os filhos, o que significa ter certeza que eles cresçam sabendo como lidar com suas finanças pessoais corretamente.

 

Após o natal, muitas crianças passam o mês restante de férias brincando em seus novos aparelhos tecnológicos ou se divertindo com passeios e jogos. Em fevereiro, todos voltam à escola para mais um ano de muita geografia, biologia,inglês e todas as matérias selecionadas de forma fiel ao que pedem os vestibulares das universidades brasileiras. No entanto, uma lição eles não vão aprender na sala de aula, e esta é sem dúvida uma das mais importantes para o seu futuro sucesso: Como lidar com dinheiro de forma inteligente e responsável.Na grande maioria das escolas brasileiras, esta é uma aula deixada nas mãos dos pais.

 

Pensando nisso, escrevemos este artigo com algumas dicas para ajudar na educação financeira dos pequenos:

 

1-   As pessoas ganham dinheiro em seus trabalhos:

Ensinar às crianças a importância do trabalho no orçamento pessoal/familiar e na construção de qualquer patrimônio. A partir do momento que acriança percebe que utilizamos dinheiro para fazer compras - o que acontece por volta dos 3 anos de idade –, devemos ensiná-las de onde vem este dinheiro.

2-   Conversar sobre o valor de cada objeto:

Envolvendo não somente a parte financeira, mas também a importância dese zelar pelo que possui, respeitando a propriedade privada e pública. Se recebe um brinquedo ou livro emprestado, deve cuidar com atenção, já que pertence a outra pessoa.

3-   Use a mesada como treinamento financeiro:

Talvez a maneira mais fácil de ensinar as crianças sobre dinheiro é para realmente dar-lhes dinheiro para usar como bem entenderem. A maioria dos pais faz isso através de um subsídio de algum tipo. No entanto, pode ser prejudicial para apenas dar-lhes dinheiro sem motivos ou objetivos. A sugestão é premiar os filhos em dinheiro por completar tarefas, ou talvez dar-lhes a opção de escolher entre receber um pequeno dinheiro agora ou acumular para financiar um grande passeio, como um dia em um parque temático ou uma ida ao cinema.

4-   Deixe as falhas virem naturalmente:

Ninguém está imune a problemas financeiros. Mesmo se você ensinar seus filhos tudo oque você sabe sobre finanças pessoais, isso não será suficiente para protegê-los de uma perda de emprego, despesa médica inesperada ou desaceleração do mercado.

Durante seus primeiros anos de lidar com dinheiro, pode ser benéfico se deixá-los cometer um erro ou dois ao longo do caminho. Se eles se esquecerem de pagar uma conta de telefone ou estourarem um pouco o limite do cartão de crédito, deixe-os ser responsável pelas consequências.

Pode quebrar seu coração vê-los chateados, mas eles vão aprender uma lição valiosa e ganhar alguma experiência para quando algo realmente sério acontecer no futuro.

5-    Jogar os jogos que estimulam o pensamento Financeiro:

Ao contrário do que alguns dizem, nem todos os jogos de tabuleiro e videogames são ruins para as crianças. Na verdade, alguns não só ensinam habilidades e conhecimentos financeiros, mas obrigá-los se o jogador tem alguma esperança de ganhar.

Jogos como banco imobiliário, por exemplo, podem fornecer uma introdução saudável para gastar dinheiro dentro de suas capacidades, do planejamento para o futuro, cálculos básicos de porcentagens, taxas de juros, e aritmética simples.

Outros, como The Sims, Sim City e Europa Universalis, ensinar aos jogadores como gerir cuidadosamente os seus recursos, adaptar-se a uma paisagem em mutação dinâmica (não muito diferente da economia nacional ) e definir metas para o futuro.

 

A BM&F Bovespa criou a “Turma da Bolsa”, um seriado infantil voltado ao ensino da educação financeira. Os episódios podem ser encontrados aqui: http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/educacional/iniciativas/turma-da-bolsa.aspx?idioma=pt-br

 

Já o Banco do Brasil, aproveitando a copa do mundo do último ano, criou o “bate-bola financeiro”, jogo de quis financeiro para todas as idades: http://www.bancodobrasil.batebolafinanceiro.com.br/

 

As crianças que aprendem estas habilidades jogando esses jogos vão traduzir essas práticas em aplicações do mundo real. Não se esqueça de se juntar aos seus filhos quando eles jogam, tanto para a companhia nas diversões, e também no caso de terem alguma dúvida.

Inscreva-se.
Receba no seu e-mail nossas dicas de 5 minutos.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.